segunda-feira, 2 de maio de 2011

Ninguém nunca disse que seria tudo flores...

Poxa, não é que senti saudades de conversar com voces!!! 11 dias apenas e estava louuuuca de saudade!!!!

Resolvi "contar-lhes" um comentário que fiz no blog de uma amiga Bárbara Bueno (muito legal, recomendo!) sobre a duvida de um jovem profissional em vir ou não à Itália. Segue...


Ninguém nunca disse que seria tudo flores, em lugar nenhum, né? Mas ai é que é o bom da vida… desafios!!! E prá abrir seu espaço é preciso muita perspicácia… ou seja… enxergar o que os outros não enxergam!

Daniloooo!!! Vem sim… vem passar pela experiência que te ajudará muito! Concordo com a Bárbara quando diz que “pegaremos o lado ruim dos dois países”, mas nós brasileiros temos uma “vantagem” - se podemos chamar assim - que é a de viver eternamente na “pior”, o que nos tornou “alternativos”, muito “adaptáveis”, coisa que os italianos em geral não são. Eles simplesmente desmontam se faltar dinheiro pro vinho, por exemplo, ou se precisarem pedir ajuda ao vizinho… Prá nós brasileiros?? Ah, fichinha… (ainda que prefiramos não precisar pedir ajuda!)


Quanto a moradia, procure brasileiros que já morem aqui na Itália… o negócio é fuçar!! Uma amiga minha está em Milão morando de graça num kitnet desocupado de um casal italiano que não quer pagar as despesas (gás, principalmente) pq moram em outro apê!!
A prima de meu marido está com uma casa fechada herdada de sua mãe há um ano! Assim tem “vários casos de casas boas e vazias”, pq aqui eles não tem a nossa “cultura” de se desfazer facilmente dos imóveis herdados… é uma questão de sentimento, de história, sei lá… ainda que gastem! No meu condominio tem tb… a herdeira vem só prá limpar, cuidar do jardim e pagar o gás!!!
Procure por esses meios tb, além de classificados, claro! O boca a boca é muito eficiente! Vai com fé, garoto! Ou melhor, vem com fé! Compreenderás coisas que jamais compreenderias vivendo apenas no Brasil e viajando só de férias… que NÃO É A MESMA COISA DE VIVER FORA POR UM TEMPO!!
E, prá terminar, precisando de uma ajudinha, estamos aqui, ok?
Afinal somos natural de um país ímpar em calor humano!!

Então a dica è: Esqueça QUEM VOCÊ É. Venha determinado a um recomeço! Não um recomeço dos que “aparentemente perderam”, mas um recomeço de quem sabe que começou errado, tipo, se enchendo de diplomas, certificados, especializações… mas sem saber verdadeiramente o valor de tudo isso.

Aqui, a "thurma" tem o equivalente ao nosso 2º grau e se dão valor… se sentem gente! Por exemplo, sou colega de teatro de um carteiro!! mas o cara tem uma cultura… recita Hamlet, faz aula de tango, viagens culturais, participa de grupos de discussão e por ai vai…Bota no bolso muito de nossos MBA. E no Brasil? Alguém já viu um carteiro podendo fazer isso lá???


Acho que o comentário serve para muitos de nós, em qualquer idade!

Sei que muitos criticam o meu entusiasmo, mas, pergunto... é tão surreal assim??


Abração apertado da nordestina aqui!!

6 comentários:

Gabriela disse...

Braaaaaaaava!!!
So morando um tempo fora pra entender o que é! Nao tem como saber sem passar pela experiencia! Estou na Italia a 5 meses e minhas ideias, meus sonhos, minhas metas mudaram totalmente...Nao tenham medo, aqui no exterior, diferente do que parece, nao estamos so! Se voce vier com vontade de batalhar, como fazia no Brasil, seu esforço sera recompensado 2 vezes mais!

Marcia Rocha disse tudo!! :)

manucrw disse...

Concordo plenamente com o comentário à cima.
Eu moro aqui na Itália há um ano e 4 meses e minha cabeça mudou completamente e sinto até pena dos brasileiros que moram no Brasil. Por isso torço para que os meus familiares e pessoas que eu conheço, peguem o meu exemplo e venham morar ou pelo menos passar um tempo aqui...
E sem falar que o fato de estar fora do Brasil, me fez amá-lo MUITO MAIS!

Márcia Rocha disse...

Oi, manucrw! Concordo contigo que sair do Brasil por um tempo nos faz amá-lo mais... amar mais nossa gente! Tomara tantos sigam teu exemplo e depois voltem pra terrinha enriquecidos também profissionalmente!

Beijão da Marcinha :)

Márcia Rocha disse...

É isso ai, Gabriela! Acho que conhecer novas culturas é sempre positivo ainda que tudo não seja "um mar de rosas"... você sempre sairá enriquecido!

Beijão aqui da
Marcinha

Diogo Sanches disse...

Eu estou querendo ir para a Itália, acha que em Cecina é muito difícil?
Eu vou formado em Arquitetura & Urbanismo, mas acho que não poderei trabalhar nessa área como graduado pois aí na Itália não reconhecem os diplomas BR né?
Obrigado pelo post! Adorei!

Márcia Rocha disse...

Vem, Diogo!! Vem com seriedade, determinismo e humildade que os anjos (que nós comumente chamamos de SORTE) virão em teu favor!!!!

Grande abraço!