quinta-feira, 14 de abril de 2011

EMOÇÃO É VIDA!!!!


Acordei hoje com várias idéias de temas para postar aqui. Temas importantes, tipo, bullying, por exemplo. Mas aconteceu uma coisa interessante que me fez analisar a capacidade fantástica de armazenar do cérebro humano. Liguei o lap-top e enquanto ele "se" ligava (dona de casa que escreve, faz teatro, pinta e borda sempre aproveita os segundos livres, né? Já parou prá ver?) fui tirar umas garrafas de água vazias deixadas na mesa e... por um átimo olhei prá rua e vi um furgão parado parecido com aquele que um dia, em minha infância, parou defronte de minha casa escrito CELPE (Cia. Elétrica de Pernambuco). Tinha vindo para cortar a luz. Meu papai não havia pago por falta de dinheiro. Eu era pequenina e tenho certeza que ele e meus irmãos maiores não imaginavam que eu houvesse compreendido algo. Na verdade nem eu sabia que havia compreendido... até hoje... quando olhei pela varanda da sala. A emoção que senti foi indescritível. Fiquei imóvel "no passado". Num átimo revivi toda a cena. Enchi os olhos de lágrimas. Lágrimas que não chorei no dia, junto com meus pais, deixei rolar hoje... depois de 44 anos! Mas, porque contei essa história? Quem me conhece sabe de minha grande admiração pelos meus pais. Minha baixinha guerreira e meu papai poeta. Ela com sua garra e visão, ele com sua inteligência e coração souberam bem minimizar as tristezas da infância passada com sacrifício numa família de 08 filhos. As noites sem luz, relembro, eram encantadas por shows de sombras na parede à luz de velas...mas, se as recordações são belas, porque fiquei triste e chorei ao ver o furgão?? Eis ai a questão! Nosso cérebro registra também e PRINCIPALMENTE a mensagem subliminar. Aquela mensagem que ninguém falou, mas que de alguma forma é captada pelo cérebro e armazenada para uma eventual necessidade. Que necessidade seria? Necessidade de SENTIR EMOÇÃO!!! Somos programados a sentir emoção sempre. Emoção é a própria vida! A emoção é o impulso para a ação! Os donos dos meios de comunicação de massa sabem do que estou falando e, por isso, investem pesado na produção de emoção. TODA ESSA VIOLÊNCIA NA TV, nos jornais, na Internet, não é 100% REAL (é só viajar pelo mundo que se verifica isso!). É preparada estrategicamente para produzir emoções. O mundo das comunicações, no mundo inteiro, é regido por essa lei. A diferença na escolha de produzir emoção quem faz é a CULTURA do país. Aqui, por exemplo, se explora muito a emoção "patriótica". Vemos diariamente programas contando e recontando a história de lutas e vitórias do povo italiano. Histórias que emocionam. No meu amado Brasil já é diferente... temos apenas um nível razoável de cultura e provocar emoção é muito barato. Basta mostrar uma briga num bar qualquer ou um beijo qualquer e pronto... já partimos para a ação - que pode ser a de brigar, sem querer realmente... como pode ser a de transar, sem querer realmente! Pensa um pouco: eu vi um furgão por um segundo... que me fez voltar 44 anos no tempo... sentir saudades mil... chorar... e sentir um desejo enorme de escrever. Me emocionei e agi... E esse complexo EMOÇÃO e AÇÃO resultou nesse texto, sacou? Sacou a capacidade extraordinária do cérebro humano? A mim, só me resta agradecer aos meus queridos pais a educação que me deram...

Um comentário:

CYÊ CASSIMIRO disse...

olá marcia,vi seu comentario em uma comunidade brasileira fando sobre a itália .eu e meu marido estamos querendo muito ir para a europa pra contruir uma vida,tabalhando em serviços mais baixos mesmo sou depiladora aqui no brasil e meu marido está desempregado,aqui esta muito complicada a vida.temos duas filhas e queremos dar um futuro melhor para elas.meu marido sabe fazer um pouco de tudo,eu sei trabalhar na area da beleza,gostaria de algumas dicas de moradia,melhor lugar pra achar trabalho essas coisas.se puder me ajudar seria muito grata.meu msn é cye_free@hotmail.com.