sexta-feira, 9 de maio de 2014


FORA PT!!


Estava pensando nessa onda toda de "Fora PT"... Será que  as pessoas acreditam mesmo que a educação brasileira pré-Lula era de qualidade, que tinha bons índices e que não havia analfabetismo? E que daí veio o Lula "roubou adoidado" e acabou com tudo de bom que fizeram os outros governos? Bom... se foi assim eu vivi em outro país entre 1993 e 2003, anos da educação primária de meus 04 filhos. Prá resumir o ensino era uma "M"! E olha que éramos em cidade grande!!!Eu sofria sempre que folheava os livros deles (caríssimos!) de História, Geografia e Português, por exemplo. Não tinha quase nada de conteúdo.
Hoje fiz uma entrevista às minhas 02 filhas moças que estudam há 04 anos aqui na Europa e publico um pedacinho para voces, amigos de meu blog:

Você é capaz de fazer uma análise comparativa, em poucas palavras,  do ensino básico que receberam com o que existe aqui?
R: "Nós praticamente não aprendemos nada na escola sobre a grandeza de nosso país, de nossa história, de nossas lutas. As crianças aqui aprendem cedo a orgulhar-se da história de seu país, não porque ela é melhor do que a nossa, mas sim porque são estimulados a conhecê-la mais profundamente."

Aproveitem e perguntem a elas quem ficava dando "reforço escolar" em casa depois de um dia exaustivo de trabalho? Quem ficava estimulando jogos com o dicionário? O que vivia espalhado pelos quatro cantos da casa? (Se responderem "poeira", vão ter comigo depois... rsrsrs). Quem vivia indo na escola brigar e criticar as "tarefas para casa" tipo, "Leia o modelo e copie o que lê" (ainda lembro! Estava na cara que era para "emburrar a criançada"). Eu vivia como louca tentando compensar o vácuo criado naquela educação de "M"! (desculpem a expressão).

Gastava meu salário (de professora, imaginem!) levando-os p/ "passear" nas ricas livrarias e deixava-os escolher os livros que quisessem... e sempre custavam muito! A solução qual era? Pagar com carnê de prestação, não tinha outra escolha! 
Sempre fui estudiosa por ter recebido educação de "amor ao aprendizado" de meus pais, como poderia fazer diferente com meus filhos???! 

Nesse caso eu tinha duas escolhas: Menos comida e mais livros ou o contrário. 
A escolha está à vista... Hoje eles são todos magros e inteligentes na medida... não me arrependo!


Então, repetirei sempre, não foram Lula nem Dilma a destruir a educação brasileira. Essa "história" é antiga...
A mídia golpista ri de nossa cara culpando o Lula como se ele fosse o "rei do Brasil" e nós brasileiros (bem intencionados, mas com problemas de visão) embarcamos na onda. 

Isso me recorda o livro "Os manipuladores estão entre nós" da francesa Isabelle Nazare-Aqa. 
Recomendo a leitura a todos.

Fico por aqui que eu vou á luta! Um abração.


3 comentários:

ALUISIO CAVALCANTE JR disse...

Olá

Retribuindo a visita
e concordando
com as suas colocações,
penso que o Brasil
melhorou muito com o PT,
pena que por não cultivarmos
o estudo do passado,
o esquecemos,
e pensamos que os que
durante muitos anos
fizeram o Brasil um país
de poucos,
possam mudar nossas vidas.

Reencontrar sonhos,
é reaprender o sentido da vida.

Márcia Rocha disse...

É sim Aluisio, esquecem de ensinar aos mais jovens a nossa história, nosso passado... especialmente nas escolas!
Precisamos de mais professores como você. Consciente de seu papel.
Aqui na Itália eles se valem muito do voluntariado para aumentar a qualidade do ensino. Os mais velhos ensinam o que sabem de melhor aos jovens e todos sentem-se úteis!

Obrigada pelo carinho!

Anônimo disse...

Márcia, o ensino de educação infantil, hoje me Brasil, também é precário com relação à Europa. Não importa o governante que tenha, a educação continua sendo deixada de lado. Continua a mesma m.! Infelizmente...