segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Oi, gente!!

Acho que a maioria sabe que moro na Itália há 05 anos, né? Pois bem, hoje quero falar sobre o jovem mais jovem! Aquele que está saindo de casa e indo prá escola - a criança! É um assunto meio triste... se refere à música infantil. Mas, música é lá assunto triste?? Pode ser, as vezes. Principalmente no Brasil que sempre popularizou músicas com conotação violenta, de medo, de pobreza, etc. É só dar uma “olhada” nas canções de nosso folclore e MORRER DE VERGONHA de traduzi-las em outras línguas, por exemplo, a italiana.
Geeente, o que é isso?!?!? As canções infantis italianas são prá criança mesmo, falam de animais, natureza,  alegria, fantasia. Enquanto as nossas... É horrível imaginar essas músicas serem cantadas por crianças inocentes!

           “O cravo brigou com a rosa”... lembram dessa? Msg subliminar:  VIOLÊNCIA CONJUGAL!
           “Atirei o pau no gato”... e essa então? Msg: VIOLÊNCIA GRATUITA!
           “Boi, boi, boi, boi da cara preta”... Santo Deus!! Msg: MEDO!
           “Nana nenê que a cuca vem pegar”... Msg: MEDO, ABANDONO!
          “Pai Francisco entrou na roda (...) e pai Francisco entrou na prisão!”... Sem comentários! Msg: CASTIGO A PESSOAS DE BEM - um pai!
          “Vem cá Bitu, vem cá Bitu...Não vou lá, não vou lá, não vou lá,tenho medo de apanhar!” Msg:  MEDO, VIOLÊNCIA.
          “ Marcha soldado, cabeça de papel... O quartel pegou fogo, a polícia deu sinal, acuda, acuda, acuda a bandeira nacional”.  Aqui é forte a msg:  INFERIORIDADE, NÃO PATRIOTISMO.
          “A barca virou, por deixá-la virar, foi por causa de fulana que não soube remar”... Cruz, credo! Msg: CULPA!!
          “Samba-lelê tá doente, tá com a cabeça quebrada, samba-lelê precisava é de umas boas palmadas”.  Absurdo!!  Msg: CRUELDADE!
          “Eu sou pobre, pobre, pobre de marré, marré, marré”... Essa é horrível! Msg:  MISÉRIA, VENDA DE FILHOS, COMPLEXO DE INFERIORIDADE!
         “Sou leiteira, sou leiteira vendo leite”... Msg: POBREZA, COMPL. INFERIORIDADE!
         “Ciranda, cirandinha (...) O anel que tu me deste era vidro e se quebrou, o amor que tu me tinhas era pouco e se acabou”. Msg:MENTIRA e DESAMOR.

Agora Pasmem!! AS ESCOLAS ITALIANAS TÊM MÚSICAS BRASILEIRAS TRADUZIDAS!! Sei disso porque participei como cantora voluntária numa escola básica e ensaiamos as crianças para gravar um CD. Mas sabem quais foram as músicas? Vinicius de Moraes... Toquinho... ou seja lindas músicas que falam de alegria, sonho, esperança!!

Uééé... E por que nas escolas brasileiras essas músicas não estão na boca e mente de nossos pequenos?? Boa pergunta...

A ciência constata: o CÉREBRO HUMANO registra e armazena tudo que se passa na vida do ser desde o útero!!!!  Isso explica porque nós brasileiros temos uma tão alta baixa-estima. Nos sentimos pobres e inferiores num país rico e superior, como verdadeiramente é o Brasil. Deixamos compatriotas adoecerem desnutridos onde existe tanta fartura... (Aqui, nenhum italiano morre por desnutrição. Se disserem o contrário é mentira! Eles morrem por outras coisas). Muito estranho isso, não parece? Itália, um país minúsculo (somos 28 vezes maior!). Argumentam uns que “somos uma nação jovem”, mas a Austrália é bem mais nova e os EUA tem a nossa mesma idade!!!
Parece, então, que a razão de tudo é outra... Parece que prá quem cresceu cantando a violência, o desamor, a pobreza é até comum... “É a realidade” como diz o outro. 
Morando aqui agora eu sei  que essa “realidade” é “exclusividade” dos países explorados...  é brasileira! O pior é que tudo isso trabalha sutilmente em nosso inconsciente... diariamente... desde nosso nascimento!
 “Eu sou pobre, pobre, pobre”! (ainda que tenha estudado, tenha casa, comida. Ainda que tenha carro, celular, computador!)
“Eu sou pobre, pobre, pobre”... porque sou brasileiro e cresci acreditando nisso.
“Eu sou pobre, pobre, pobre”... ao ponto de não acreditar em mudanças!

NÃOOOOO!!!!!

By Marcia Rocha
Téc: acrílico e cera sobre cartão
 Será preciso um esforço descomunal para mudar isso ai... Mas acho que apoiar grupos sérios que batalham pela justiça humana já é um bom começo!








Vamos cantar com Toquinho: O mundo da criança é iluminado!

4 comentários:

Unknown disse...

Marcia tem toda razão, é vergonhoso o que se tem, que se vive, que se mostra, que se ouve, que se perde aqui no Brasil.
Há 1 mês estive em Milão, louca é a pessoa que compara esse paraíso com São Paulo,
Sinceramente fiquei apaixonada pela qualidade de vida que um cidadão da Itália tem.
Quero ir embora daqui, já andava muito desgostosa com o trânsito, transporte, preços altíssimo, a pouca vergonha banalizada por aqui, que inclusive já afeta as crianças desde muito cedo,criando adultos que meu Deus, não consigo explicar o que se tornam.
Adorei seu blog, li seus comentários no blog Brasil na Italia, e me identifiquei com seus pensamentos sobre Itália x Brasil
Mari maryneres2@hotmail.com
bjs

Unknown disse...

Adorei seu post, achei o blog incrível. Amo a Itália, se tudo der certo, conseguirei realizar o sonho de conhecê-la.
O Brasil é, realmente, um país que tem tudo pra dar certo, tem uma natureza linda, um povo lindo, mas, infelizmente, os brasileiros acabam criando dentro de si uma baixa autoestima que acaba dificultando a caminhada para um futuro brilhante, como é aí na Itália.

Márcia Rocha disse...

Mari, a saída é nos voluntariarmos o máximo possível nas escolas infantis ensinando o que temos de melhor... desenhar, pintar, recitar, ler, música, etc.
Obrigada pelo carinho e um beijão!

Márcia Rocha disse...

Oi, Guilherme.

Agradeço o carinho viu?
É sim a nossa terra é lindaaa e a nossa gente, nem se fala é só coração!
Mas a Educação de qualidade urge em nossa terra amada!
Devemos nos voluntariar pelas escolas como fazem aqui ensinando aos mais jovens tudo de bom... cozinhar, construir brinquedos, música, etc. Eles se cooperam verdadeiramente!
Um abração querido.