terça-feira, 5 de abril de 2011


Oi, gente!!

Acho que a maioria sabe que moro na Itália há 03 anos, né? Pois bem, hoje quero falar sobre o jovem mais jovem ainda... daquele que está saindo de casa e indo prá escola, as crianças. É um assunto meio triste... se refere à música infantil. Mas, música é lá assunto triste?? Pode ser sim. Principalmente no Brasil que sempre popularizou músicas com conotação violenta, de medo, pobreza. É só dá uma olhada nas canções do folclore infantil e MORRER DE VERGONHA de traduzi-las em outras línguas, por exemplo, a italiana. Geeente, o que é isso?!?!? As canções infantis italianas são prá criança mesmo, falam de animais, natureza, alegria, fantasia. Enquanto as nossas...

O cravo brigou com a rosa”... lembram dessa? Msg subliminar de VIOLÊNCIA!

Atirei o pau no gato”... e essa então? Msg de VIOLÊNCIA!

Boi, boi, boi, boi da cara preta”... Santo Deus!! Msg de MEDO!

Pai Francisco entrou na roda (...) e pai Francisco entrou na prisão!”... Sem comentários! Msg de CASTIGO A PESSOAS DE BEM, um pai!

“ O quartel pegou fogo, a polícia deu sinal, acuda, acuda, acuda a bandeira nacional”. Aqui é forte a msg negativa. Uma nação sem valor (bandeira nacional).

A barca virou, por deixá-la virar, foi por causa de fulana que não soube remar”... Cruz, credo! Msg de CULPA!!

Eu sou pobre, pobre, pobre de marre, marre, marre”... Msg de COMPLEXO DE INFERIORIDADE!

Sou leiteira, sou leiteira vendo leite”... COMPLEXO INFERIORIDADE!

Ciranda, cirandinha (...) O anel que tu me deste era vidro e se quebrou, o amor que tu me tinhas era pouco e se acabou”. Msg de MENTIRA e DESAMOR.

Agora essa é prá acabar... Pasmem!! AS ESCOLAS ITALIANAS TÊM MÚSICAS BRASILEIRAS TRADUZIDAAAS!! Sei disso porque sou cantora voluntária numa escola básica e estamos ensaiando as crianças para gravar um CD. Mas sabem quais são as músicas? Vinicius de Moraes... Toquinho... ou seja lindas músicas que falam de alegria, fantasia, esperança!! E por que nas escolas brasileiras essas músicas não estão na boca e mente de nossos pequenos?Hãh?

No entanto, tudo isso continuaria no “mais puro” anonimato se a ciência não viesse descobrindo, pouco a pouco, a potência que é o CÉREBRO HUMANO em registrar e armazenar tudo que se passa na vida do Ser desde o útero!!!! Prá mim isso já explica porque nós brasileiros somos, ao mesmo tempo “tão bons e tão maus”. Um povo capaz de altruísmos e maldades que surpreendem o mundo! Por exemplo, deixamos crianças nas ruas, havendo tantas terras improdutivas, e somos capazes de levar um bichinho abandonado prá casa! Deixamos compatriotas morrerem de fome, com tanta fartura. (Aqui, criança italiana não morre de fome, sabiam? É até meio difícil de acreditar!!) e nos sensibilizamos se um animal morre de fome ou se cortam uma árvore!!! Muuuuito estranho isso, não parece??? Não, não parece. Prá quem cresceu cantando a violência, o desamor, a pobreza é até comum. “É a realidade” como diz o outro. Agora sei, aqui, que essa “realidade” é fictícia e é brasileira. Claro que estamos tentando mudar, mas o esforço é descomunal. Afinal de contas “Eu sou pobre, pobre, pobre”! (ainda que tenha estudado, tenha casa, comida. Ainda que tenha carro, celular, computador!) “Eu sou pobre, pobre, pobre”... porque sou brasileiro e cresci acreditando no boi da cara preta, no medo da prisão de pessoas honestas e na falta do orgulho da nação. O pior é que tudo isso trabalha sutilmente em nosso inconsciente! Acordemos, brasileiros!! Vamos apoiar grupos sérios que batalham pela justiça ao ser-humano, em especial à criança. Vamos cantar com Toquinho: O mundo da criança é iluminado!

3 comentários:

manucrw disse...

Muito bom o texto! Realmente parando para ouvir as músicas infantis brasileiras é de dar vergonha!! Parabéns pelo texto!

Gabriela disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Gabriela disse...

Bravissima!!! Vendo as musicas infantis brasileiras realmente da uma vergonha... é uma brutalidade isso ficar gravado desde tao cedo na mente das crianças!